História

Com a finalidade de valorizar os guerreiros que fizeram a história do nosso Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de  Rondônia, a  diretoria do SINSEPOL, procurou me, e me incumbiu de contar de forma simples e direta,  as informações sobre como ocorreu a criação do SINSEPOL, suas origens,  nossa história de luta, quem foram os  servidores que ao longo destes 31 anos, tiveram a coragem de se candidatarem às eleições do SINPOL-RO, quem foram os eleitos que  a cada triênio que se iniciou em fevereiro de 1989, e  ao longo  destes anos foram passando a cada chapa eleita a responsabilidade de continuar a luta sindical e  formar uma instituição, forte, sólida, ordeira  e aguerrida  que buscou e busca diante de todas as dificuldades de cada momento melhorar a vida de cada um de seus filiados.

 

Nosso primeiro movimento para nos organizar  em uma entidade representativa  de classe foi com a criação da ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA POLÍCIA CIVIL DO TERRITÓRIO FEDERAL RONDÔNIA, fundada em 16 de setembro de 1979, com a colaboração do Policial Civil do Ex-território Federal de Rondônia, JOÃO PAULO DAS VIRGENS,  que hoje reside em Vilhena Rondônia, e que nos enviou  muitas informações e e até alguns áudios contando situações até então desconhecida por nós, informações importantes, para enriquecer a história que passamos a contar sobre a criação da associação e quem foram seus Presidentes, a associação segundo o Policial João Paulo tinha mandato de 2 anos, e o primeiro presidente eleito foi JAIME LIMA, secretária foi DELMA SOMOZA BURTON, tesoureiro foi NORBERTO MELO SAVALA.

 

 Primeiro Recibo da Secretária da Associação - Delma Somoza Burton - Associada.

 

A segunda diretoria Eleita tinha como presidente o delegado WALDEREDO PAIVA e como vice, JOÃO PAULO DAS VIRGENS, uma curiosidade é que no ano de 1982 Walderedo Paiva se afasta da Associação e se elege deputado estadual, Assumindo a Presidência o Vice-Presidente JOÃO PAULO DAS VIRGENS e após, o João Paulo também se afasta da Associação e se elege vereador pela Cidade de Porto Velho e quem assume a presidência da Associação foi O DELEGADO MARCUS PORTO.

 O Terceiro presidente eleito foi MANOEL MOURA e, fechando o ciclo de Presidentes da Associação o seu Último Presidente foi ADY ALVES que foi reeleito para o Pleito seguinte, até que se tornou SINSEPOL.

 Agradecimento aos Servidores do Ex-Território Federal de Rondônia, em Especial ao JOÃO PAULO DAS VIRGENS, que muito enriqueceu nossa história. (ouçam os Áudios do mesmo), agradecer aqui também os nossos Guerreiros que colaboraram para que as informações fossem colhidas, nosso Amigo Policial Civil do Ex-Território, ANSELMO ALMEIDA RABELLO, o atual Secretário do SINPEFETRO VICTOR HUGO G. MINUZZI o nosso amigo Dr. Pedro Marinho, que não mediu esforços para nos indicar o caminho das Informações.

     

João Paulo das Virgens em 1979                          João Paulo das Virgens nos dias de hoje.

 

 

Note que o símbolo de uma pessoa com as duas mãos juntas, foi tirado do concurso que escolheu o Brasão da Polícia em um concurso que houve. E essa parte eu pedi autorização ao Dr. Hélio Máximo para poder usar na Associação. Era a Proteção aos Associados.”João Paulo das Virgens”

Carteria de Associado da Associação dos Policiais Civis do ano de 1983

 

SINSEPOL 1989

 

 

Com a promulgação da constituição de 05 de outubro de 1988, uma nova era se inicia no Brasil, com a autorização para a criação de Sindicatos representativos das Classes trabalhadoras, até então a Polícia Civil de Rondônia, era representada, pela Associação dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Rondônia, que teve sua Transformação em Sindicato dos Servidores da Polícia Civil – SINSEPOL, um detalhe importante a observar era que pra que uma associação pudesse ser transformada em sindicato precisava ter pelo menos três anos de existência, segundo Informou João Paulo das Virgens, motivos pelos quais a mesma foi usada como base para a criação do SINSEPOL foi então feito então o Estatuto do Sindicato, e ocorreu a Primeira Eleição. Então de posse das Atas foi legalmente registrado no dia 18 de fevereiro de 1989, como legítimo representante da categoria policial civil do Estado de Rondônia que abrangia também os Servidores do quadro Federal.

 

O primeiro Presidente Eleito a Assumir a Entidade recém-fundada foi o Policial Civil Tito Paz que entrou para as Fileiras da Polícia Civil em Julho de 1988. A entidade foi registrada no Cadastro Geral de Contribuintes sob o nº 04.777.132/00001-85 no Cartório de Pessoas Jurídicas sob o nº 1958, de 23 de fevereiro de 1989.

 

Tito Paz enfrentou muitas dificuldades, foi até demitido mesmo a frente da Entidade, não foi respeitada sua condição de Sindicalista, que era vedada a demissão de representantes Sindicais por lutar por melhorias para a categoria à época.

 

Superada as dificuldades da época, e respeitado todos os trâmites da época a primeira Diretoria Eleita, a qual segue abaixo seus nome e cargos, tendo como Primeiro Presidente Eleito TITO PAZ. O Governador da época era Jerônimo Garcia de Santana- PMDB